6 dicas para validar a sua ideia antes de abrir uma loja virtual

Sempre que pensar em abrir uma empresa, seja ela qual for, é importante validar a ideia e ter certeza de que ela tem potencial de dar certo. Isso vale especialmente para quem pensa em abrir uma loja virtual. Antes de colocar a mão na massa, confira essas dicas para validar a sua ideia:

1. Pesquise

A pesquisa é um dos passos mais importantes para validar a ideia de qualquer empreendimento. Questione-se sobre o mercado:

  • Há espaço para a sua loja virtual?
  • Quais são as principais concorrentes?
  • Quais são os produtos e serviços oferecidos?
  • Quanto os preços?
  • Quais são as principais dificuldades do negócio?

Essas e outras perguntas devem ser respondidas para ter uma ideia melhor do que está por vir.

2. Busque apoio

Outra boa ideia é buscar apoio de pessoas mais experientes. Se possível, converse com amigos, familiares e pessoas ligadas ao setor do qual você pretende trabalhar. Elas podem dar boas dicas e ajudar a avaliar a viabilidade da sua ideia.

3. Faça um plano de negócios

O plano de negócios é outro passo importante para validar a ideia. Nele, você deve descrever o seu negócio, detalhando os produtos e serviços oferecidos, o mercado alvo, a estratégia de marketing, a equipe envolvida e os custos. Esse é um documento importante para mostrar a potenciais investidores ou parceiros.

4. Monte um protótipo

Se a ideia for vender produtos, é importante montar um protótipo do que será vendido. Isso ajudará a avaliar se os produtos são interessantes para o mercado e se os preços estão adequados.

5. Planeje a estrutura da empresa

Quem pretende abrir uma loja virtual deve pensar na estrutura da empresa. Será necessário um site, um domínio, um servidor e um software de gestão? Quais são os gastos com esses itens? Quanto tempo demora para colocar a empresa no ar? Essas e outras dúvidas devem ser respondidas para que o empreendedor saiba exatamente o que está se investindo.

6. Teste a ideia

Por fim, é importante testar a ideia. Procure consumidores e avalie a sua reação diante dos produtos e serviços oferecidos. Faça pesquisas de mercado e avalie se os seus concorrentes estão fazendo algo semelhante. Ao colocar a ideia à prova, você terá uma noção melhor se ela é viável ou não.

Com essas dicas, você estará melhor preparado para validar a sua ideia de abrir uma loja virtual. Lembre-se de que o importante é ter clareza sobre o que está se investindo e analisar todas as possibilidades antes de tomar uma decisão.

Você é dono de uma loja física ou deseja abrir sua própria loja na internet? Quer ter uma loja incrível que traga resultados positivos? 

A Loja Prática é a solução ideal para você! Entre em contato com os especialistas da Loja Prática agora mesmo!

Clique agora no botão abaixo agora mesmo e converse conosco!

Compartilhe:

Darlei Cordeiro

Darlei Cordeiro

Darlei Cordeiro é apaixonado por gestão e tecnologia. A paixão pela tecnologia começou em 2012 e desde então desenvolveu mais de 500 sistemas. É o fundador da Loja Prática e líder de desenvolvimento, projetos e marketing.

Siga-nos!

Conteúdo Relacionado

Deseja crescer na internet com a sua loja virtual?

Nós enviamos conteúdos produzidos por especialistas  para você crescer na internet com a sua loja virtual!

Inscreva-se em nossa newsletter agora para ter um negócio bem-sucedido na internet!

Vamos começar!

Comece agora a sua história de sucesso com sua loja virtual na Loja Prática!

Informe seus dados corretamente: