Blog

Tópicos

A nota fiscal é um documento fiscal que comprova a operação comercial realizada por um estabelecimento. É emitida pela empresa vendedora e serve como prova de que a venda foi realizada e o produto ou o serviço foi entregue conforme o combinado.

Para que uma empresa possa emitir nota fiscal, é necessário que ela esteja inscrita no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e que possua um certificado digital. O certificado digital é um documento que comprova a identidade da empresa e é exigido para a emissão de notas fiscais eletrônicas.

Existem dois tipos de nota fiscal: a nota fiscal eletrônica (NFe) e a nota fiscal avulsa (NFA). A nota fiscal eletrônica é a nota fiscal que deve ser utilizada para emissão de documentos fiscais nas operações comerciais realizadas por meio da internet. A nota fiscal avulsa é a nota fiscal que deve ser utilizada para emissão de documentos fiscais nas operações comerciais realizadas fora da internet.

A nota fiscal eletrônica possui algumas vantagens em relação à nota fiscal avulsa, como:

  • Emissão de documentos fiscais em menor tempo;
  • Maior segurança na autenticação;
  • Redução de custos com impressão, envelopes e gastos com correios.

Para emissão de nota fiscal eletrônica, a empresa deve estar integrada ao Ambiente Nacional de Cooperação Técnica (ANCT), que é o ambiente onde são armazenadas as informações referentes às notas fiscais eletrônicas. A integração da empresa ao ANCT é realizada por meio de um software de emissão de notas fiscais eletrônicas, que deve ser licenciado pela Receita Federal.

O faturamento é a quantidade de vendas realizadas pela empresa no período de tempo estabelecido. A Receita Federal exige que as empresas mantenham o faturamento mensal por produto ou serviço.

Para que a empresa possa calcular o faturamento mensal, é necessário que ela mantenha em seu arquivo o registro das notas fiscais emitidas. O registro das notas fiscais deve ser feito em um livro fiscal ou em um software de gestão de empresas.

Para estabelecer uma boa gestão financeira, é necessário que a empresa conheça o seu faturamento mensal por produto ou serviço. Com esse conhecimento, a empresa poderá analisar os resultados das vendas e tomar as medidas necessárias para aumentar seus lucros.